quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Escola Internacional de Corantes é realizada no Instituto de Química da Unesp

No dia 21 de setembro ocorreu no Instituto de Química da Unesp, Câmpus de Araraquara/SP, o I Workshop do Projeto Temático Avaliação da Ocorrência, Toxicidade/Genotoxidade e Processos para Degradação de Corantes em Efluentes e Águas Superficiais.
O Projeto é coordenado pela Profª Maria Valnice Boldrin, do grupo de eletroanalítica do Instituto de Química do Unesp/Araraquara.


Essa Escola Internacional de Corantes visou abrir um fórum de discussão na área de corantes sob a perspectiva da Química, Ciências Ambientais e Toxicologia. Pretendeu-se propiciar a discussão dos resultados obtidos nos dois anos de desenvolvimento do projeto; motivar novas perspectivas de trabalho; colocar as diversas áreas envolvidas em contato; propiciar o avanço destas áreas no projeto; bem como discutir os temas com pesquisadores da comunidade brasileira e estrangeira.

O evento é de grande importância, pois além de promover a discussão sobre a contaminação e problemas toxicológicos e ecológicos de corantes em geral no ambiente, buscou soluções de tratamento dando subsídios para o fortalecimento da regulamentação vigente sobre qualidade das águas e o controle e prevenção da poluição aquática.
Participaram do evento, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como bolsistas de treinamento técnico do IQ, Faculdade de Medicina da Unesp, Câmpus de Botucatu, Faculdade de Tecnologia/Unicamp e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/USP, além do público externo como profissionais da indústria, saneamento e governo, além de pesquisadores e alunos de outros grupos de pesquisa interessados no tema.
Para o evento foram convidados pesquisadores estrangeiros de reconhecida competência que já vêm cooperando com o projeto temático, que irão expor suas visões sobre o tema e também os resultados de suas pesquisas mais recentes na área de estudo sobre corantes.
Destacam-se Harold S. Freeman, PhD, Professor of Dye Chemistry Department of Textile Engineering, Chemistry, and Science, North Carolina State University; Michel De Méo, PhD. Laboratoire de Mutagenèse Environnementale, Faculté de Pharmacie, Aix-Marseille Université, Marseille, France; e Theodore B. Henry, PhD, School of Biomedical and Biological Sciences, University of Plymouth, Drake Circus, Plymouth, U.K.

Informações sobre o evento: http://www.ft.unicamp.br/workshopcorantes/


Fonte: UNESP