domingo, 30 de outubro de 2016

Artigo de aluno do GEAr, Instituto de Química da Unesp, é finalista do Prêmio Capes/Natura

Pesquisa é do Grupo de Eletroanalítica de Araraquara / Instituto de Química da Unesp
Foi divulgada em 27/05/2016 a lista de artigos finalistas do Prêmio Capes Natura-Campus de Excelência em Pesquisa. Dentre os finalistas, está um artigo do trabalho de doutorado de Guilherme Garcia Bessegato, orientado pela Professora Dra. Maria Valnice Boldrin Zanoni no Grupo de Eletroanalítica (GEAr) do Instituto de Química da Unesp em Araraquara.


O artigo escolhido é entitulado “Combination of photoelectrocatalysis and ozonation: a novel and powerful approach applied in Acid Yellow 1 mineralization”, de autoria de Guilherme G. Bessegato, Juliano C. Cardoso, Bianca F. da Silva e Maria Valnice Boldrin Zanoni e foi publicado no periódico Applied Catalysis B: Environmental (IF= 8,328) um dos mais respeitados na área de eliminação catalítica de contaminantes ambientais.

Segundo divulgação da CAPES, após o recebimento de 268 artigos, foram selecionados seis trabalhos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados à sustentabilidade e biodiversidade. Os artigos selecionados englobam os temas “Sustentabilidade: novos materiais e tecnologias” e “Sociobiodiversidade e Conservação Biológica”, com três artigos finalistas em cada categoria. Os artigos vencedores serão revelados durante a cerimônia de entrega do prêmio, em data a ser definida. Além de certificados e passagens, a iniciativa prevê R$ 25 mil aos autores.

SOBRE O PRÊMIO
Parceria entre a Capes e a multinacional brasileira de cosméticos Natura, o Prêmio Capes/Natura - Campus de Excelência em Pesquisa tem como objetivo estimular a produção de artigos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados à Sustentabilidade e Biodiversidade. Trata-se de uma ação inovadora que visa estimular a pesquisa de excelência nesta área temática que é estratégica para o país. A seleção de artigos será realizada a cada dois anos, já estando previstas no acordo três edições. O lançamento do prêmio aconteceu em novembro do ano passado.
Podem concorrer ao Prêmio trabalhos individuais ou em coautoria, de portadores do título de mestre ou doutor ou matriculados em programas de mestrado ou doutorado, vinculados à instituição de pós-graduação e pesquisa e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Acesse a lista de artigos finalistas. Saiba mais sobre o Prêmio.