O Prof. Dr. Nelson Ramos Stradiotto é docente do Grupo de Eletroanalítica do Depto. de Química Analítica desde 1998 e foi homenageado pela sua contribuição científica á área, em sessão solene de premiação na XIX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica em Campos de Jordão no dia 04/04/2013.
O Professor Nelson se formou em Química pelo Departamento de Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, obteve o título de Mestre e Doutor pelo Instituto de Química da USP-São Carlos sob a orientação do Prof. Dr. Ernesto Rafael Gonzalez, livre-docente e titular pela USP-Ribeirão Preto onde atuou de 1970 a 1998 quando se aposentou. Realizou dois pós-doutorados na Universidade de Southhampton e Loughborough, Inglaterra e foi professor visitante da Universidade de Madison, USA e Universidade de Oxford, Inglaterra.
Tem se destacado no desenvolvimento das linhas de pesquisa sobre mecanismo e cinética eletródica, contaminantes orgânicos e metálicos em combustível, e etanol de segunda geração, com recursos financeiros de diversas agências de fomento. Tem grande destaque como professor, contribuindo para a orientação de 35 alunos de Iniciação Científica, formou 22 mestres, 19 doutores, supervionou 3 pós-doutores. Os recursos humanos de alta qualidade formados estão hoje trabalhando em universidades federais (em Viçosa, Lavras, Aracajú, Belo Horizonte, Mossoro, Itumbiara), estaduais (Unesp, USP) e particulares (Barretos).
Publicou cerca de 130 artigos em revistas de renome internacional, é autor de 5 capítulos de livros e 2 livros, coordenou diversos congressos científicos nacionais e internacionais. Foi sempre um aglutinador de pesquisadores, coordenando o projeto financiado pela FINEP sobre combustíveis, que envolvia grande parte dos docentes do Dep. Química Analítica, outro projeto do CNPq-AGRO onde participaram docentes da USP-Ribeirão Preto, Universidade Federal de Lavras, Universidade do Acre, da Unesp de Araraquara e Jaboticabal.
Com senso crítico e equilíbrio tem auxiliado o Instituto na busca de soluções em questões técnico-administrativas e na formação de recursos humanos que considera sua verdadeira missão. Pelo respeito de seus pares, foi indicado para coordenar o projeto bioenergia da Unesp, em conjunto com Unicamp e USP, bem como na representação da Unesp no Instituto Brasil Europa.
A homenagem realizada pela Comissão Organizadora do XIX Sibee é um respeito pela sua contribuição á comunidade de eletroquímica e eletroanalítica do país e enobrece suas realizações e efetiva participação na evolução da universidade. Parabéns ao Prof. Nelson e reiteramos nossos agradecimentos pelas valiosas contribuições no meio acadêmico e administrativo.